Plantas que vão bem perto da janela

Nada melhor para criar uma atmosfera de frescor dentro de casa do que cultivar plantas próximas a janelas e outras fontes de luz natural. Surpreenda-se com o belo efeito que as diferentes espécies proporcionam aos ambientes mostrados aqui. Se você gosta de cuidar de plantas, que tal montar um cantinho na varanda só para isso?   


Na varanda, que se prolonga da sala do apartamento, o toque de frescor surge na forma de lírios-da-paz (Spathiphyllum wallisii Regel) da variedade míni, emoldurados em folhas brilhantes. “Criei esse efeito de pequeno canteiro ao reunir vasos de plástico – cada um com uma muda de lírio – no cachepô de fibra de coco”, explica a florista Luisa Scaramuzza. “Para evitar o vazamento de água, forrei o cachepô com plástico. Já na superfície, a camuflagem é feita com barba-de-bode e tufinhos de musgo”, completa Luísa.
Como cuidar: ambientes luminosos, mas longe da incidência direta de sol, são perfeitos para o desenvolvimento do lírio-da-paz, que também precisa de terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Ao regar, evite molhar as flores e folhas.

Durante o dia, a véu-de-noiva (Gibasis schiedeana) se cobre de uma profusão de miniflores brancas, não deixando dúvidas sobre a inspirada origem de seu nome popular. “Só de olhar para ela, já me sinto alegre”, conta a florista Luisa Scaramuzza, que instalou o vaso sob a janela da sala de seu apartamento. “Para florescer, essa espécie precisa de luz, mas não exige a incidência direta de sol”, explica Luisa, que costuma se sentar no banco, assinado por Rodrigo Silveira, para contemplar a planta.
Como cuidar: a véu-de-noiva necessita de regas constantes. “Uma xícara de café a cada dois dias para um vaso médio”, ensina Luisa. A terra adubada também é importante para mantê-la sempre bonita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário