Arte Floral - Ikebana

O Ikebana é uma arte milenar praticada no Japão, que à primeira vista parece simples: combinar flores e plantas de maneira harmônica, formando um belo arranjo. Mas é muito mais que isso.
O ikebana pode ser feito com qualquer tipo de flor. Os botões totalmente abertos, quase murchos representam o passado. Os semi-abertos, o presente e os fechados simbolizam o futuro. O ikebana transmite a idéia de crescimento contínuo da vida.

Estilos de Ikebana

Rikka - o mais antigo e clássico dos arranjos é a base de todos os outros estilos do ikebana. São montados em nove ou sete partes com diversos materiais que representam a beleza da paisagem natural durante cada estação.
Shoka - com menos elementos, esse estilo clássico é a simplificação do rikka. São montados com base em três elementos shin, soe e tai, que representam o pérpetuo ciclo de renovação da vida.
Estilo livre - o estilo mais recente, hoje funciona mais como expressão pessoal e não segue rígidas de composição. A única obrigatoriedade no estilo livre é o respeito com a beleza e vida das flores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário