Como plantar Flor de Maio

Flor-de-maio (Schimbergera truncata)
Origem: Brasil.
Porte: de 30 cm a 60 cm de altura.
Folhas: em forma de espinho.
Flores: ficam concentradas nas extremidades dos artículos suculentos que formam o caule e aparecem nas cores laranja, rósea, vermelha e branca. Formadas principalmente no outono e no inverno.
Solo: rico em matéria orgânica e permeável.
Clima: quente.
Luminosidade: meia-sombra.
Irrigação: moderada, evitando o acúmulo de água.
Adubação: matéria orgânica.
Cultivo: em vasos e jardineiras, como planta pendente.
Curiosidade: suas flores são muito visitadas por beija-flores.

Características
Também conhecida como Cacto do Natal, Cacto da Páscoa, Flor de Seda ou Schlumbergera truncata, essa suculenta brasileira se caracteriza por ser uma epífita da família dos cactos (porém sem espinhos) que apresenta lindas flores que aparecem próximo à época de virada de ano.

Onde e Como Plantar

As epífitas são plantas que crescem sobre outras sem parasitá-las. O local ideal para você criar sua Flor de Maio é apoiada sobre outra árvore ou pedra de forma a receber uma boa iluminação, porém ficar protegida do sol a pino que pode fazer com que suas flores fiquem menos vistosas.
Outra forma mais prática de plantá-la é utilizando vasos com substrato próprio para epífitas, geralmente xaxim misto com terra vegetal, húmus e areia grossa.

Como Cuidar

Devemos irrigar a planta de forma a nunca deixar que ela se resseque muito, geralmente epífitas acumulam água no emaranhado de suas raízes, observe bem para ver quando estiverem ficando secos. Podemos também adicionar antes do início do outono adubo NPK rico em fósforo que estimula uma melhor floração, isso pode ser feito nas plantas que estiverem plantadas sobre outras através de fertilizantes borrifáveis.

Um comentário:

  1. a minha flor de maio esta dando bixinos brancos e as folhas em ves de verdes tmbem estao esbranquiçdadas. odevo fazer.

    ResponderExcluir