Reforma sem obra

Reforma sem obra: como transformar uma sala

Despesa alta, quebra-quebra, barulho e poeira. São muitos os “contras” de uma obra, por isso, aproveitar a chance de evitá-la pode ser a melhor escolha.

Para ajudar na missão de transformar um ambiente de um jeito simples, começando pela parte mais democrática da casa: a sala. Siga as dicas dos top arquitetos abaixo, inspire-se nas fotos e mãos à obra! No sentido figurado, é claro.



Dicas dos arquitetos


Atenção aos acessórios: Nas fotos na parte superior do mosaico, os ambientes criados por Leila Dionizios foram reformados sem obra. A arquiteta conta que apostou nas mesas espelhadas e nos tons claros das paredes para dar destaque aos acessórios e objetos de decoração que, neste caso, são os verdadeiros protagonistas das salas. Vale lembrar que pintura não é obra, por isso, renovar o ambiente com uma tinta nova é sempre bem-vindo.

Plantas valorizam espaço: Repare também no efeito que plantas imponentes exercem no espaço. Além de espantar o mau-olhado - segundo prega a cultura popular - a espada-de-são-jorge é uma planta fácil de combinar com qualquer tipo de sala. Fica aqui a sugestão.

MDF é alternativa barata para painéis: Já nas imagens inferiores, o ingrediente transformador é o MDF, um painel de fibras de madeira que, além de versátil, é ecologicamente sustentável. A arquiteta Mariana Vaz explica que essa peça é barata e instalada sem dificuldades, normalmente pela mesma loja que a vende. "Para quem não quer todas as paredes de madeira, uma dica é usar o MDF apenas para cobrir os fios que se conectam à televisão presa na parede", diz ela. Exatamente como aparece em uma das fotos.

Peças coloridas mudam ambiente: O arquiteto Thoni Litsz, que assina o espaço, avisa que o MDF funciona ainda melhor pintado, envernizado ou com um bom papel de parede. Note também que o fundo das poltronas é feito de madeira de demolição, o que traz um estilo rústico para o espaço. Enquanto isso, a mesinha amarela e a geladeira retrô vermelha funcionam como pontos de cor na sala, prova de que uma mudança no mobiliário, com peças mais coloridas, pode driblar a necessidade de uma obra.

Espelho amplia espaços: Para finalizar, o espelho é sempre uma peça coringa na transformação de qualquer ambiente. "Escolha sempre um vertical, se ele estiver direcionado para um móvel longitudinal, como o sofá, por exemplo. Isso ajuda a dar mais profundidade ao espaço", conta a arquiteta Mariana Vaz.

Fonte: gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário