Para contemplação, descanso ou recepcionar. Explore as utilidades da sacada com muito charme e baixo investimento
Uma varanda que se preze merece um toque especial de paisagismo e
aconchego, afinal, ela faz parte da morada e, se bem resolvida, pode enriquecer
todo o ambiente. Nos projetos apresentados a seguir, essa área se tornou um
espaço multiúso com a inclusão de sofás, almofadas, mesas e cadeiras. As
profissionais também apostaram em vasos de diferentes tamanhos e formatos, que,
além de serem belos ornamentos, ainda conferem maior mobilidade e rapidez na
montagem do ambiente. Os jardins verticais - como é denominado o paisagismo em
painéis - é uma alternativa que surgiu para introduzir um pouco de natureza em
pequenos espaços, como as sacadas e varandas de apartamentos, por exemplo.
Outra proposta
Neste projeto da arquiteta Cyntia Sabát, a varanda, que tem vista para a Lagoa do Rio de Janeiro, tem um estilo mais clássico, porém com o aconchego necessário para acomodar a família, que desejava usar o espaço como um lugar para refeições e também para receber os amigos. "A moradora me pediu para que a varanda fosse interligada à sala de estar, por isso utilizamos os mesmos tons neutros, com o mobiliário de vime e bambu", explica a profissional. Um problema bem comum, principalmente na varanda de apartamentos, é a acomodação do ar-condicionado. Na maioria das vezes a máquina fica exposta, "sobrando" na decoração do espaço. Pensando nisso, a arquiteta fez uma mesa de bambu fechada, que esconde a máquina e ainda serve como bancada para os vasos de folhagens e flores.
Acabamento
A varanda de 15 m² foi revestida com porcelanato no padrão creme e superfície antiderrapante, uma vez que o espaço é aberto. O revestimento custou R$ 80 o m². Para a segurança dos três filhos do casal, o ambiente foi fechado com tela. O espaço ainda ganhou mesa, cadeiras, sofá e bancos para que os moradores possam receber os amigos no local. O padrão de acabamento do condomínio são paredes revestidas com pastilhas e acabamento cinza na fachada frontal. Como não era permitido aos condôminos alterar fachada, a arquiteta optou pelo revestimento com bambu, que pode ser retirado facilmente sem danificar a parede e harmoniza com o restante do ambiente.
Na varanda, as plantas estarão expostas às intempéries, por isso as espécies selecionadas devem ser resistentes ao clima e insolação do local. As paisagistas Meire Carvalho e Luciana Novelli recomenda mestrelítzia, cróton, mussaenda, azaleia, cica, moreia, buxinho, jasmim-manga e fórmio para os locais onde o sol é mais intenso. Na sombra, bromélias, antúrios, lírios-da-paz e lança-de-são-jorge vão durar. Se o desejo é barrar o vento, as treliças podem fazer esse papel, mas é importante que um profissional oriente o melhor local e material para a instalação, a fim de que elas cumpram sua função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário