Plante uma horta de chás em vaso: Passo a passo




Os chás feitos com ervas frescas são muito mais gostosos, além de lhe proporcionar bem estar e trazer boas energias para sua casa. Confira a sugestão elaborada pelas paisagistas Isabel Cristina e Mon Liu




MATERIALBacia (50 x 20 cm) para o mini jardim
Terra preta adubada
Mudas de ervas para chá: capim santo (relaxante, diurético e digestivo), melissa (atua sobre ansiedade, depressão e mau humor), hortelã (febre, gripe, expectorante, clareia as ideias), boldo (digestivo e para afecções hepáticas), poejo (digestivo, cólicas intestinais, gases, gripes), e funcho (calmante, para afecções estomacais e cólicas)
Argila expandida,lascas miúdas de madeira, lascas miúdas de madeira, mini rastelo, tesoura, pá, tela plástica
  




As paisagistas Isabel Cristina e Mon Liu escolheram a bacia de ônix, pedra que traz poder e prosperidade no trabalho, além de absorver as energias negativas do ambiente. Esse plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, mas é ideal na primavera-verão. Lembre-se de que o vaso deve receber no mínimo duas horas de sol. O primeiro passo é despejar a argila expandida no vaso com furo até cobrir o fundo                        
Depois, mede-se o tamanho da tela que será recortada
Então, corte a tela no formato e no tamanho do vaso

Cubra a argila expandida com a tela, que, segundo a paisagista Isabel Cristina, permite que a planta respire melhor sem ficar encharcada de água

Encha o vaso com 2/3 de terra
Antes de plantar as mudas, você pode fazer um lay out do desenho que quer dar ao jardim, acomodando-as sobre a terra. Com as mudas sobre a terra, você pode decidir com mais clareza onde deseja cada planta, visualizando como ficará o design final. Aqui, a paisagista Isabel Cristina privilegiou os diferentes tamanhos de plantas, criando textura no jardim
Depois de tirar todas as mudas que foram colocadas sobre a terra, remova o plástico, um a um
Cave a área onde a muda será plantado
Plante a muda com o torrão na terra e repita a operação para cada muda





Enterre cada muda no local determinado anteriormente até completar todo o vaso





Corte as folhas que estão secas para que a planta cresça forte e viçosa

Para arrematar o jardim, cubra a terra com para evitar que o sol a resseque. Neste caso, foram usadas lascas miúdas de madeira e seixo branco, que destaca a cor das plantas, e dá movimento ao desenho, formando um "caminho"

 
O seu jardim de ervas para chá está pronto. Agora você vai poder colher a erva na hora de fazer o chá. Para mantê-lo, umedeça-o quando a terra estiver ressecada, pela manhã ou no fim da tarde. O ideal é borrifar a água nas folhas e aguar a terra com o regador




Não se esqueça que a sua erva deve receber no mínimo duas horas de sol por dia. Portanto, coloque o vaso em um lugar iluminado. Se a planta for cuidada adequadamente sendo regada sempre que estiver mais ressecada sobreviverá por muito tempo  






 Fonte: UOL

Jardim de Inverno

O Jardim de inverno é uma ótima opção para quem quer ter suas plantas em casa e não tem espaço nem tempo para cuidar de um jardim tradicional. Qualquer espaço ou canto da sua casa pode se tornar muito charmoso com um vaso, uma planta, uma peça decorativa, etc. Os moradores de apartamentos podem optar por fazer seu jardim de inverno em sacadas ou varandas.

Na hora de escolher o lugar, certifique-se que ele possui uma boa iluminação durante o ano todo para que as plantas fiquem sempre bonitas e saudáveis.


Escolha as Plantas Certas Para Seu Jardim de Inverno

Para que seu jardim de inverno fique bonito e harmonioso é necessário escolher as plantas certas e que se adaptam perfeitamente às condições desse tipo de jardim. Confira detalhes de algumas plantas ideais para esse tipo de jardim e depois vá a uma floricultura e comece a montar o seu.

Folhagens

  • Jibóia – É uma planta bastante popular em jardins de inverno, possui um visual diferente das outras folhagens, com tons de amarelo ou branco mesclando com o verde das folhas. Normalmente são plantadas tendo como apoio um suporte de xaxim, que além de ajudar a manter a flor em pé ainda da um visual super legal para seu jardim.
  • Raphis – Um tipo de palmeira que se adapta a locais de pouca iluminação ou com exposição direta do sol, e se o jardim ficar dentro de casa a planta precisa ser regada pelo menos uma vez por semana.
Plantas com Flores

  • Begônia – Para quem quer um jardim mais alegre e não apenas com folhagens, a begônia é uma ótima opção. Encontrada em diversas espécies, a begônia é uma flor que se da melhor em climas amenos e úmidos.
  • Lírio-da-Paz – Mais uma opção de flor para seu jardim de inverno, o Lírio-da-Paz é uma flor muito bonita e, além disso, ainda é muito útil, estudos feitos com a planta comprovam que ela é capaz de diminuir ondas eletromagnéticas que são emitidas por equipamentos eletrônicos.
  • Peixinho – Uma folhagem com flores alaranjadas que se parecem muito com a espécie de peixe Plati, e esse é o motivo do seu nome. Uma planta ideal para clima ameno e com luminosidade meia sombra.
                                        

Dicas Para Seu Jardim de Inverno

Depois de escolher as plantas, você deve escolher os acessórios para a ornamentação do seu jardim.  Dependendo do tamanho do local disponível você pode optar por um cachepot de madeira e colocar em um canto da casa que seja ideal para as plantas.

Para quem dispõe de mais espaço pode criar um tipo de sala de estar no ambiente do jardim de inverno, com uma namoradeira, uma mesa de centro em estilos mais rústicos, cachepots em palha irão dar um toque muito especial ao seu jardim. E ele será um lugar especial e romântico, ideal para momentos a dois.


Arte Legal - Banco Rede

Sinceramente: como ninguém tinha pensado nisso antes?! O divertido e certamente confortável móvel criado por Emanuele Magini para a marca italiana Campeggi é uma divertida mistura de banco e rede. Até o nome é legal: "Siesta". Sua estrutura metálica resistente e o pequeno encosto garantem um visual leve e descontraído, podendo ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. Perto de uma piscina ou churrasqueira; numa sacada ou varanda, deve ficar perfeito! Também imaginei junto a um campinho de futebol pra galera curtir uma pelada; as cores verde e branca e a rede combinam direitinho. "Duplamente legaus"!

Fonte: http://www.bemlegaus.com

 

Plantas que vão bem perto da janela

Nada melhor para criar uma atmosfera de frescor dentro de casa do que cultivar plantas próximas a janelas e outras fontes de luz natural. Surpreenda-se com o belo efeito que as diferentes espécies proporcionam aos ambientes mostrados aqui. Se você gosta de cuidar de plantas, que tal montar um cantinho na varanda só para isso?   


Na varanda, que se prolonga da sala do apartamento, o toque de frescor surge na forma de lírios-da-paz (Spathiphyllum wallisii Regel) da variedade míni, emoldurados em folhas brilhantes. “Criei esse efeito de pequeno canteiro ao reunir vasos de plástico – cada um com uma muda de lírio – no cachepô de fibra de coco”, explica a florista Luisa Scaramuzza. “Para evitar o vazamento de água, forrei o cachepô com plástico. Já na superfície, a camuflagem é feita com barba-de-bode e tufinhos de musgo”, completa Luísa.
Como cuidar: ambientes luminosos, mas longe da incidência direta de sol, são perfeitos para o desenvolvimento do lírio-da-paz, que também precisa de terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Ao regar, evite molhar as flores e folhas.

Durante o dia, a véu-de-noiva (Gibasis schiedeana) se cobre de uma profusão de miniflores brancas, não deixando dúvidas sobre a inspirada origem de seu nome popular. “Só de olhar para ela, já me sinto alegre”, conta a florista Luisa Scaramuzza, que instalou o vaso sob a janela da sala de seu apartamento. “Para florescer, essa espécie precisa de luz, mas não exige a incidência direta de sol”, explica Luisa, que costuma se sentar no banco, assinado por Rodrigo Silveira, para contemplar a planta.
Como cuidar: a véu-de-noiva necessita de regas constantes. “Uma xícara de café a cada dois dias para um vaso médio”, ensina Luisa. A terra adubada também é importante para mantê-la sempre bonita.